Como escolher o melhor secador para seu tipo de cabelo

Como escolher o melhor secador para seu tipo de cabelo

Você sabia que nem todos os secadores de cabelo são criados igualmente? Há vários fatores que você precisa avaliar ao comprar um novo secador de cabelo, incluindo descobrir a textura de seu cabelo, levando em consideração seu comprimento, a porosidade de seus fios de cabelo e o padrão de encaracolamento. Muitas mulheres cometem o erro de comprar um secador de cabelo genérico, apenas para perceber que a ferramenta não está funcionando com seus cabelos, tornando o processo de pentear o cabelo muito mais difícil. Ter o secador de cabelo certo para seu tipo de cabelo pode fazer a diferença não apenas durante o processo de modelagem do cabelo, mas depois, assegurando que seu estilo esteja trancado, seu padrão de encaracolamento seja suave e uniforme, e seu cabelo pareça saudável e brilhante.

Para ajudar a esclarecer alguma confusão, estamos decompondo as diferentes coisas a considerar e ter em mente enquanto você caça o secador de cabelo perfeito para o seu cabelo.

Veja o guia de secadores de cabelo

Quais são os diferentes tipos de secadores de cabelo?

Existem dois tipos principais de secadores de cabelo por aí que prometem dar ao seu cabelo aquele golpe perfeito com o mínimo de dano: iônico e cerâmico.

Secadores de cabelo iônicos

Os secadores de cabelo iônicos utilizam íons com carga negativa, que quebram rapidamente as moléculas de água com carga positiva, reduzindo o tempo de secagem. Como os íons com carga negativa não abrem a cutícula capilar, os fios de cabelo secam suavemente e com elegância. Você pode usar uma temperatura de calor mais baixa ao secar seu cabelo com um secador iônico, e a definição de cachos é preservada ao usar estes secadores de cabelo. Embora um tempo de secagem mais rápido seja ótimo, torna-se fácil secar o cabelo em excesso, levando a danos, enquanto o cabelo fino pode ficar com aspecto manquejado. Os secadores de cabelo iônicos também são mais caros do que os secadores de cerâmica.

secador ionico

Secadores de cabelo de cerâmica

O principal benefício dos secadores de cabelo de cerâmica é o revestimento cerâmico no interior, que ajuda a distribuir o calor uniformemente. Estes secadores de cabelo sentem a temperatura ambiente e regulam o calor de acordo, para garantir que a menor quantidade de calor esteja sendo usada durante todo o processo de secagem, levando a um tempo de secagem rápido e menos danos em geral. Embora os secadores de cabelo de cerâmica sejam ótimos para reduzir o calor e acelerar o tempo de secagem, eles não produzem tantos íons negativos quanto os secadores de cabelo iônicos. Os secadores de cabelo de cerâmica são mais caros do que os secadores de cabelo tradicionais (pense nas marcas de drogarias), porém, menos caros do que os secadores de cabelo iônicos.

Como escolher o melhor secador de cabelo para seu tipo de cabelo

Agora que já passamos pelas diferenças entre as tecnologias, vamos delinear qual é a melhor para você, de acordo com seu tipo de cabelo:

CABELO GROSSO, CABELO FRISADO: SECADOR DE CABELO IÔNICO

Se você tem cabelo grosso, você sabe as lutas das horas de espera para que seu cabelo seque ao ar ou lute com seu secador de cabelo por meia hora ou mais! Diminua o tempo de secagem do cabelo por opção para um secador de cabelo iônico. Os secadores de cabelo iônicos usam íons negativos para secar o cabelo (que seca os íons de água carregados positivamente). Este é um método rápido para secar cabelos grossos e encaracolados e ajuda a evitar o frizz.

CABELOS FINOS: SECADOR DE CABELO DE CERÂMICA

Se seu cabelo estiver liso e fino, é provável que você esteja procurando acrescentar volume e espessura ao secar com o secador e pentear seu cabelo. Portanto, você provavelmente não precisa dos benefícios adicionais de maciez e brilho que vem com um secador de cabelo iônico. Um equívoco comum é que o calor alto é necessário para secar o cabelo, porém, o calor extremo não pode apenas danificar o cabelo fino e fino, mas não faz nada pelo seu cabelo no departamento de estilo e ressalto. Ao pentear cabelos lisos e finos, é melhor usar um secador de cabelo de cerâmica, que regula os níveis de calor para evitar danos aos cabelos frágeis, ao mesmo tempo em que cria elevação em fios que de outra forma são coxos e sem vida.

CABELOS ENCARACOLADOS: SECADOR DE CABELO COM DIFUSOR

Se você está procurando abraçar a textura natural do seu cabelo, um difusor é um acessório essencial para o seu secador de cabelo. O cabelo encaracolado tem um padrão que deve ser protegido o tempo todo, e um difusor ajudará a alisar e trancar nos cachos durante a secagem com o secador. Não deixe de procurar um difusor com separadores mais grossos para preservar a forma de seus cachos.

CABELO SEM BRILHO: SECADOR DE CABELO COM BRILHO OU SECADOR DE CABELO IÔNICO

Alguns secadores de cabelo especializados entregam íons condicionadores de cabelo aos fios, restaurando o brilho aos cabelos e eliminando o frizz, tornando-os mais macios e mais saudáveis. Da mesma forma, os íons de carga negativa nos secadores iônicos são a chave para um golpe elegante e brilhante.

CABELOS FINOS: AJUSTE AJUSTÁVEL DO CALOR

Um secador de cabelo com um ajuste de calor ajustável é crucial para aqueles com fios de cabelo finos, pois eles absorvem o calor muito mais rapidamente do que os fios de cabelo mais grossos. Encontre um bom equilíbrio entre as configurações para obter um tempo de secagem rápido com o mínimo de calor possível. Se você sentir que precisa aumentar o calor, tente aumentar o fluxo de ar em seu lugar.

Outras dicas a considerar na compra de um secador de cabelo

PRESTAR ATENÇÃO À POTÊNCIA DO SECADOR DE CABELO

A potência desempenha um papel no quão quente um secador pode ficar, e quão rápido um secador de cabelo pode secar seu cabelo. É crucial que você escolha um secador de cabelo com um wattage que seque os fios com segurança e profundidade. Tanto para tipos de cabelo encaracolado quanto fino, os especialistas recomendam que os secadores tenham uma potência de cerca de 1400 watts.

ESCOLHA UM SECADOR DE CABELO COM UM PESO QUE SEJA CONFORTÁVEL PARA VOCÊ

Dependendo da tecnologia e das características, alguns secadores de cabelo podem pesar alguns quilos. Se seu cabelo for grosso, você vai segurar o secador por um bom tempo. Você quer ter a certeza de que poderá segurar o secador de cabelo sem qualquer esforço do braço.

USAR UM SECADOR DE CABELO QUE TENHA UM JATEADOR DE AR FRIO

Isto ajudará a selar a cutícula externa do cabelo, bloqueando a umidade e melhorando o brilho e a maciez. Se seu cabelo é geralmente seco e quebradiço, este truque é especialmente bom para ajudar a eliminar essa aspereza.

ESCOLHA UM SECADOR DE CABELO COM UM ACESSÓRIO DE BOCAL

Muitas vezes esquecido, o acessório de bocal pode ser apenas o acessório mais importante para seu secador de cabelo. Este acessório permite que você dirija todo o fluxo de ar e calor em uma direção, para garantir que seus secadores de cabelo fiquem lisos e em uma direção. Se você atualmente secar o cabelo sem o acessório de bocal, esta pode ser a razão pela qual seu cabelo frisca, pois o ar flui em todas as direções, empurrando a cutícula para cima.

Outras dicas de secagem do cabelo

Além de usar as ferramentas acima para ajudar a escolher o secador de cabelo perfeito para seu tipo de cabelo, há outras maneiras de ajudar a garantir que você obtenha uma perfeita secagem em casa.

ESCOLHA OS PRODUTOS CERTOS

Certifique-se de que seu arsenal capilar esteja cheio de produtos que protegerão seus fios durante o processo de secagem. Use um protetor térmico antes de pentear com calor e termine com um óleo hidratante para o cabelo ou creme de acabamento.

PEGUE A ESCOVA CERTA PARA O CABELO

Comece usando uma escova de pás enquanto seca o cabelo até que seu cabelo esteja cerca de 75% seco. Em seguida, use uma escova redonda enquanto estiver secando o cabelo para levantar os fios de cabelo nas raízes e criar corpo e volume. Se você estiver procurando dar brilho extra, escolha uma escova redonda com cerdas de javali, que distribui os óleos naturais do cabelo da raiz até as pontas.

LEMBRE-SE DE PRÉ-SECAR OS CABELOS

O estilo se mantém de quente a frio, não molhado a seco, o que significa que você vai tornar o processo de secagem do cabelo muito mais difícil se você tentar usar seu secador de cabelo no sopro de cabelo molhado. Use uma toalha de microfibra absorvente, ou seque seu cabelo o máximo possível ao ar antes de chegar ao secador de cabelo. Isto não só acelerará o tempo de uso de um secador de cabelo, mas também garantirá que você não frite seu cabelo. Quando seu cabelo estiver quase completamente seco, reduza o máximo possível o ajuste de calor.

SECAR SEU CABELO AO SECÁ-LO

Muitas vezes, as pessoas tentam simplesmente mergulhar em uma cabeça cheia de cabelos para secar, resultando em um ninho frisado de cabelos. Em vez disso, corte o cabelo e ataca cada seção de cada vez. Isto ajudará a garantir que cada seção seja seca corretamente antes de passar para a seção seguinte.