Lâmpadas de chão – como encontrar a perfeita para sua sala de estar

Lâmpadas de chão – como encontrar a perfeita para sua sala de estar

Você não precisa que lhe digamos que lâmpadas e iluminação são absolutamente essenciais para o projeto de sua bela sala de estar. Lâmpadas de chão de designer, ou de pé, servem a um duplo propósito: podem ser objetos bonitos em si mesmos, e a luz que fazem pode determinar todo o ambiente da sala. Portanto, a compra da lâmpada de chão correta requer um pouco de reflexão.

Aqui está o guia completo de Pooky para escolher uma lâmpada de chão para sua sala – começando com cinco perguntas-chave para se fazer ao selecionar um estilo, uma base e uma sombra…

Você quer que sua lâmpada de chão faça uma declaração?

Uma lâmpada de piso marcante pode ser uma característica da sala em si – acrescentando altura, cor e caráter a uma sala – ou pode ser uma adição mais sutil, misturando-se aos móveis e acessórios.

Basicamente, você quer que seus visitantes digam: “Nossa, olhe para aquela lâmpada!” ou você acha que as lâmpadas são como os meninos de Wimbledon (no seu melhor quando você realmente não os percebe)?

Se você decide ir para uma lâmpada de chão de declaração pode muito bem depender do espaço que você tem disponível. Uma lâmpada de chão com tripé, por exemplo, funcionará muito bem em um canto vazio de tamanho considerável, mas pode ocupar muito espaço precioso em uma sala menor.

galore white

Outra opção se você quiser que a lâmpada seja um ponto de discussão é ir para uma base simples, mas depois espirrar sobre uma sombra grande e flamboyant que acrescentará cor e vida a um espaço ao nível dos olhos.

Uma sombra marcante ficará tão boa durante o dia com as cortinas como quando se ilumina suas bebidas após o jantar.

Como a lâmpada de chão se ajustará à escala da sua sala de estar?

Ao decidir sobre uma lâmpada de chão, você precisa considerar a escala de sua sala de estar – especialmente a altura do teto.

Se você tiver um teto baixo, uma lâmpada muito alta pode parecer desproporcional, enquanto que se você tiver muito espaço em cima, uma lâmpada de chão que seja muito curta também se destacará pelas razões erradas, deslumbrando os hóspedes com seu brilho em vez de encher a sala com luz ambiente.

O truque, então, é obter uma fita métrica e calcular sua altura ideal primeiro, para que você saiba a altura que a base pode ter antes que a lâmpada de pé comece a dominar a sala.

lampada do chao susie atkinson

Que tipo de luz você quer em sua sala de estar?

Lâmpadas permanentes podem ser usadas tanto para iluminação de tarefas quanto para iluminação ambiente, portanto, decidir qual é a prioridade o ajudará a decidir qual a melhor lâmpada para o chão a ser usada.

Se você quiser que sua lâmpada ao lado de um sofá ou poltrona forneça luz de leitura, então a parte inferior da sombra deve estar ao redor do nível dos olhos quando sentado – o que significa que a parte superior da lâmpada normalmente terá cerca de 60 polegadas de altura quando medida a partir do chão.

A escolha da tonalidade certa também é importante. Uma sombra semi-translúcida é ideal para uma luz ambiente mais suave, enquanto que se você quiser destacar uma característica de parede ou teto, então vá para uma sombra opaca, pois estas são melhores para iluminação decorativa de realce.

Como funcionará a lâmpada de piso com a decoração e o design de sua sala de estar?

As bases dos candeeiros de chão podem vir em latão, madeira, mármore e uma gama de cores, enquanto as tonalidades podem ser qualquer coisa, desde linhos discretos até padrões Ikat de cores brilhantes em seda, por isso há muito espaço para combinar seu candeeiro com o estilo, período e decoração de sua sala de estar.

Entretanto, você também pode usar lâmpadas de chão para acrescentar caráter e novos elementos à sua sala de estar. Por que não combinar um candeeiro de pé com uma pequena poltrona e uma mesa lateral para criar um recanto de leitura aconchegante?

Miami by Artist Residence

As lâmpadas de piso também são uma ótima maneira de transformar ‘espaços negativos’ em características de design positivas. Essas áreas ‘nada’ como uma janela de baía vazia ou o espaço entre seu sofá e a parede podem ser iluminadas, acrescentando profundidade e caráter e dando vida à sala. Escolha uma sombra semi-translúcida para dar uma luz suave e difusa e criar um brilho de aquecimento.

Mais uma dica rápida: ao decidir onde colocar a lâmpada de chão, tome cuidado para não obstruir a linha de visão entre os assentos. Uma lâmpada esplêndida é uma coisa boa, mas você não quer que os convidados tenham que gritar o pescoço fazendo conversa fiada ao redor dela.

Você está colocando luz com várias lâmpadas?

A lição 101 de design de interiores afirma que, em uma sala de estar, colocar luz com múltiplas lâmpadas é muito melhor do que confiar em uma única fonte suspensa. Ter várias lâmpadas de tamanhos diferentes significa que você pode usar combinações diferentes para diferentes estados de espírito e situações.

Portanto, se você estiver comprando um candeeiro de chão juntamente com candeeiros de mesa, candeeiros de mesa e candeeiros de parede, há muita diversão para se criar uma ‘família’ de iluminação. Nem todos eles têm que combinar: sombras e estilos inadequados podem acrescentar muita personalidade a uma sala.

Há também orçamento a considerar, claro – que é onde a linha Pooky é ideal: você pode misturar e combinar sombras e bases para criar seu próprio estilo único, e embora nossas lâmpadas possam parecer caras, elas são projetadas para serem acessíveis, bem como distintas…

galore by Pink House Living