O projeto de nossa futura casa não é algo a ser tomado de ânimo leve. Deve ser feito de acordo com nosso gosto e estilo, para que nos sintamos o mais confortáveis possível nele.

Não há nada tão excitante quanto a sensação que se tem quando se torna independente e encontra sua própria casa. Quando encontramos aquele lugar para morar, de acordo com nosso orçamento e necessidades, começamos imediatamente a imaginar como tudo seria mobiliado. Mas há sempre certas coisas em casa que não podem faltar para que nossa nova casa seja como sempre sonhamos.

Há momentos em que a excitação de começar a mobiliar o apartamento pode levar à compra de coisas que não precisamos; por isso temos que ter em mente o que são aquelas coisas na casa que não podem faltar em nenhuma circunstância.

É normal pensar que temos muitos aspectos a considerar para que a casa esteja adequadamente equipada. No entanto, as coisas na casa que são realmente necessárias são muito poucas. Portanto, o mais aconselhável é pensar primeiro no que vamos precisar em cada sala e depois escolher os complementos e acessórios que vão tornar esses espaços completamente confortáveis e aconchegantes.

Coisas de casa que não podem faltar em sua sala de estar.

A sala é uma sala espaçosa destinada a ser o centro da vida social de uma casa. Para decorá-la e estimar quais são as coisas que não podem faltar nela, devemos primeiro estabelecer que tipo de sala de estar queremos ter: uma sala de jantar, que inclui a área de estar e a sala de jantar, ou uma sala de estar propriamente dita.

Para a área de moradia, o que procuramos é conforto. Portanto, a peça fundamental que não pode faltar é o sofá, que deve ser grande e confortável. Além disso, ele deve ser feito de materiais resistentes e laváveis, para que possa resistir ao uso diário. A colocação dos sofás deve convidar a conversar e relaxar, assim como estar perto das janelas para proporcionar luz e alegria.

Acompanhando isto deve haver uma mesa de café, que dará um toque de elegância à sua casa, e móveis modulares, onde armazenar os objetos e incorporar aqueles dispositivos eletrônicos destinados ao lazer. Não seria descabido acrescentar uma estante, onde, além de seus livros favoritos, você pode exibir peças decorativas ou armazenar alguns elementos, ou uma boa mesa, onde você pode escrever, desenhar, se inspirar ou simplesmente colocar o computador da casa.

O refeitório, devido a seu menor uso, deve ser localizado em uma área mais reservada, longe das janelas. Seu eixo principal será a mesa, que deverá ser ajustada ao espaço disponível, permitindo uma passagem confortável. Isto deve ser acompanhado por várias cadeiras, que devem ser funcionais, confortáveis e combinadas com o estilo da mesa e do restante dos móveis. Para terminar com o necessário da sala de jantar, seria bom acrescentar um aparador perto da mesa, onde podemos guardar tudo o que vamos usar em nossas refeições familiares.

Coisas de casa que não podem faltar em seu quarto.

O quarto é o lugar de descanso e privacidade da casa. Escusado será dizer que ele é usado principalmente para dormir, portanto deve ser confortável, silencioso e com uma atmosfera relaxante que facilite o adormecimento e o descanso. Os elementos essenciais para este espaço seriam:

  • Uma cama: é o pedaço estrela do quarto. Uma estrutura de cama de boa qualidade e um colchão confortável são duas das primeiras coisas que você tem que adquirir para a casa. Para estarmos completamente confortáveis, devemos ter pelo menos dois conjuntos de roupa de cama, travesseiros, cobertores e um bom edredom, que nos dêem abrigo durante a noite.
  • Uma ou duas mesas de cabeceira: em cada lado da cama há normalmente uma mesa que pode ser usada para colocar um abajur, o despertador e o telefone entre outras coisas e que também pode ter gavetas ou prateleiras.
  • Um guarda-roupa: o modelo mais comum hoje em dia é aquele embutido na parede para que apenas sua parte frontal seja visível. As portas podem ser articuladas ou deslizantes, sendo estas últimas utilizadas em locais com passagens estreitas, pois requerem menos espaço.
  • Uma cômoda: pode ser mais ou menos alta e com mais ou menos gavetas. Se colocarmos um espelho naquela parede, ele pode ter o mesmo uso que um toucador.

Em casas pequenas, o quarto também serve como escritório, incluindo uma mesa e prateleiras, se o espaço disponível o permitir, ou até mesmo se torna uma sala de estar para assistir TV depois do jantar. Ter espaço é uma vantagem indiscutível, mas é preciso saber fazer bom uso dele sem esquecer que o objetivo principal é conseguir uma atmosfera que favoreça o descanso, sem que os outros usos da sala sejam um obstáculo.

Coisas de casa que não podem ser perdidas em seu banheiro.

O banheiro é o quarto da casa com o maior desgaste. Tem muito tráfego e se suja facilmente. Geralmente é um quarto pequeno em comparação com outros quartos da casa. Ele deve ser muito funcional e suportar um alto nível de umidade.

Suas características especiais tornam a escolha de materiais para seus elementos muito importante, fácil de limpar e resistente. Entretanto, a parte funcional não deve deslocar a parte estética. Nosso objetivo é conseguir um banheiro útil e confortável, mas também bonito e agradável.

As coisas que não devem faltar nesta sala são básicas: chuveiro, lavatório e banheiro; armários e prateleiras, para o armazenamento de artigos de banheiro. Itens de higiene pessoal como sabão, papel higiênico, xampu ou escova de dentes e, é claro, toalhas não podem ser esquecidos.

Coisas adicionais que não podem faltar em sua casa.

Embora tenhamos falado até agora sobre aquelas coisas que não podem faltar em todas as divisões da casa, há certos elementos que são indispensáveis e que não estão associados a uma determinada divisão. Algumas delas são:

  • Iluminação. No século XXI, não há nenhuma casa que não tenha este elemento. Normalmente, não lhe damos a importância que deveríamos, mas é indispensável em todas as salas. É uma ferramenta que transforma os espaços e lhes dá amplitude, elegância e calor. Recomenda-se colocar uma lâmpada de teto potente e complementá-la com pequenos pontos de luz em mesas ou paredes.
  • Um kit de primeiros socorros, um kit de costura e uma caixa de ferramentas, para reparar tanto problemas físicos como domésticos.
  • Um bengaleiro onde pendurar os casacos dos visitantes e seus próprios casacos.
  • Elementos decorativos. Cortinas, tapetes, almofadas, quadros, espelhos e, acima de tudo, plantas que ajudam a tornar nossa casa mais confortável e acolhedora.

Com tudo isso, já temos uma base com as coisas indispensáveis que não podem faltar em nossa casa.