Lâmpadas de chão

Lâmpadas de chão

Guia de compras para as melhores lâmpadas de chão

As lâmpadas de chão são uma maneira fácil e geralmente barata de iluminar uma sala e, ao mesmo tempo, fazer uma declaração de moda. Dependendo do material, estilo e design, eles podem se misturar com o estilo existente ou ser um contraste dramático. As lâmpadas de chão podem iluminar uma sala para leitura ou criar um ambiente para o jantar. Eles podem ser angulados para focalizar a luz em uma única área, como sua mesa ou poltrona de leitura favorita. A melhor parte é que a maioria das lâmpadas de chão estão disponíveis por menos de 100 euros, mesmo as de alta qualidade.

Há muitas opções, é claro, talvez muitas demais. Pode ser um pouco confuso tentar manter todas as considerações e características em mente quando você está decidindo qual delas você quer. Aqui, no revisoes.net, colocamos tudo de uma forma que facilita o acompanhamento.

Se você estiver disposto a comprar uma lâmpada de chão, dê uma olhada em nossas recomendações no quadro de comparação abaixo, mas se você quiser saber mais sobre lâmpadas de chão em geral, incluindo a melhor maneira de escolhê-las e usá-las, continue lendo.

Lâmpadas de chão: Os melhores e mais vendidos

Coluna Bella Iluminação Nickel Cromado Metal

Coluna Bella Iluminação Nickel Cromado Metal

Coluna Bella Iluminação Bobe Branco Metal

Coluna Bella Iluminação Bobe Branco Metal

Abajur De Chão Em Madeira Assimétrico Moderno C/Cúpula

Abajur De Chão Em Madeira Assimétrico Moderno C/Cúpula

Coluna de piso Abajur de Chão, Lamp Show 174cm metal e preto

Coluna de piso Abajur de Chão, Lamp Show 174cm metal e preto

Luminária Articulada Abajur Chão duo floor Metal pedestal Lustre Coluna 1,72m

Luminária Articulada Abajur Chão duo floor Metal pedestal…

Luminária Abajur pedestal Articulada Chão Metal Lustre Coluna 1,90m

Luminária Abajur pedestal Articulada Chão Metal Lustre Coluna…

Luminária Abajur Chão duo floor pedestal Articulada Metal Lustre Coluna 1,72m

Luminária Abajur Chão duo floor pedestal Articulada Metal…

Abajur Chão Luminária Piso Com Regulagem Altura 165 Cm hppr

Abajur Chão Luminária Piso Com Regulagem Altura 165 Cm hppr

LUMINÁRIA DE CHÃO TOP WOOD EM MADEIRA IMBUIA CASA ANELLI DESIGN

LUMINÁRIA DE CHÃO TOP WOOD EM MADEIRA IMBUIA CASA ANELLI DESIGN

Luminária Coluna Abajur Piso Chão Spot City - COBRE

Luminária Coluna Abajur Piso Chão Spot City – COBRE

Luminária Abajur Articulada pedestal Chão Metal Lustre Coluna 1,90m

Luminária Abajur Articulada pedestal Chão Metal Lustre Coluna…

Coluna de piso Savi, metal rose gold, 160x23x23

Coluna de piso Savi, metal rose gold, 160x23x23

Principais considerações

Estilo

Antes de comprar uma lâmpada nova, dê uma olhada na sala onde ela será usada. Qual é a decoração dessa sala? Existe um esquema de cores ou é uma mistura? É moderna, clássica, ornamentada, tradicional ou algo mais?

Considere cuidadosamente o estilo da lâmpada que você está procurando para ter certeza de que ela se encaixa na sala. Idealmente, a lâmpada deveria iluminar a sala sem olhar para fora do lugar. Ela pode se encaixar tão bem que desaparece ou fazer uma declaração ousada própria.

Tipos

Uma vez que você saiba que estilo de lâmpada se adequará à sua decoração, considere o tipo de luz que você deseja. Existem quatro tipos básicos: arco, clássico, tocha e árvore.

  • Arco: Uma lâmpada de chão arqueada, também conhecida como lâmpada de chão ajustável, tem uma luz que pode ser girada ou dobrada para brilhar onde você precisar. A base da lâmpada pode sentar-se atrás de um sofá ou cadeira.
  • Clássico: Um candeeiro de chão clássico tem uma tonalidade semelhante a um candeeiro de mesa. As lâmpadas clássicas geralmente têm um único poste, mas as lâmpadas de três ou quatro pernas também se enquadram nesta categoria se tiverem uma lâmpada e uma sombra típicas.
  • Torchiere: Esta lâmpada geralmente tem uma tonalidade em forma de tigela que focaliza a luz no teto.
  • Árvore: Uma lâmpada de chão de árvore tem uma base com vários ramos com uma luz em cada um, ou pode ter um poste com vários braços ou suportes giratórios com uma luz em cada um.

Altura

Quanto mais alto a lâmpada de chão, mais luz haverá em toda a sala. Uma lâmpada de chão mais baixa ou mais curta restringe sua luz a uma área menor. Você precisa de uma lâmpada de chão para ler em seu sofá? Uma lâmpada mais curta seria ideal para você. Você quer iluminar a sala de estar? Uma lâmpada mais alta seria melhor.

Tela

Uma sombra de lâmpada protege seus olhos do brilho direto da lâmpada enquanto direciona a luz para onde você precisa dela. As sombras podem direcionar a luz para cima, para os lados ou para baixo.

Características

Material

As lâmpadas de piso são geralmente feitas de aço inoxidável escovado, revestido a pó ou polido ou níquel, assim como bronze, alumínio, cerâmica ou madeira. Ocasionalmente, o poste pode ser feito de plástico ABS, mas isso geralmente é limitado à sombra ou ao globo ao redor do bulbo. A sombra pode ser o mesmo material que o poste ou outros materiais como tecido, plástico, vidro ou às vezes madeira.

Componentes

Base: Quanto mais pesada for a base da lâmpada, menor será o risco de ela tombar. Uma lâmpada de piso mais leve ficará de pé mais reta e será mais estável do que uma com uma base leve ou pequena.

Poste: A estabilidade de uma lâmpada de chão depende em grande parte do poste ou das pernas.

  • Poste único: Uma lâmpada de chão com um único poste é inerentemente instável, a menos que a conexão entre o poste reto e a base seja completamente rígida. Os postes que são aparafusados à base têm a tendência de afrouxar com o tempo, resultando em uma lâmpada de chão que se inclina. Para manter a lâmpada ereta, pode ser necessário apertar a conexão regularmente
  • Quatro pernas: As lâmpadas de piso alto com quatro pernas são mais estáveis que as de um pólo, mas a pequena base aumenta o risco de inclinação ou queda da lâmpada se o piso for irregular.
  • Três pernas: A lâmpada mais estável, especialmente em pisos irregulares, é a lâmpada do tripé. Mesmo que a lâmpada não seja perfeitamente vertical, a inclinação das pernas tende a esconder esse fato com uma espécie de efeito de ilusão óptica.

Lâmpada: As lâmpadas incandescentes são as mais comuns para lâmpadas de chão. Eles estão disponíveis em 40, 60, 75 e 100 watts. Elas são reguláveis e há também lâmpadas de três vias disponíveis que oferecem três níveis de brilho.

As lâmpadas de LED estão se tornando mais populares porque utilizam muito menos energia do que as lâmpadas incandescentes e duram mais tempo. Eles podem ser diminuídos (com o interruptor apropriado), movendo-se suavemente de luz baixa para luz brilhante. Embora a princípio custem mais, a economia de energia, a longa vida útil e a melhor iluminação tornam as lâmpadas LED muito competitivas.

Cor

As bases das lâmpadas de chão e postes variam de cor, do branco ao metálico, do marrom ao preto. As tonalidades das lâmpadas vêm em uma gama praticamente infinita de cores e padrões. Você pode encontrar uma lâmpada de chão que corresponda ao esquema de cores de seu quarto, ou você pode obter uma peça de declaração que contrasta com os móveis existentes. Isto é algo a ser considerado antes de abrir sua carteira.

Controles

Botão rotativo: O botão rotativo é o tipo mais comum de interruptor de ligar/desligar para lâmpadas de chão. A maioria dos botões rotativos tem três posições: baixa, média e brilhante. A desvantagem é que uma lâmpada de três vias é necessária para realizar todo o potencial do interruptor, e as lâmpadas de três vias são mais caras do que as lâmpadas normais.

  • Puxar a corrente: Puxar a corrente não é usado com muita freqüência em lâmpadas de chão porque puxar uma corrente pendurada em uma lâmpada fina pode fazer com que a lâmpada balance e potencialmente caia.
  • Interruptor de pé: Geralmente você encontrará interruptores de pé em lâmpadas de chão mais caras. É muito conveniente para pessoas com problemas nas costas ou quando suas mãos estão ocupadas. O pedal é normalmente um interruptor com regulação da intensidade luminosa que também funciona como um interruptor de ligar/desligar. Às vezes é um complemento ao interruptor normal de ligar/desligar. Em qualquer caso, ela requer um circuito extra e é adicionada ao preço da lâmpada.

Preços para lâmpadas de chão

  • Barato: Você pode encontrar lâmpadas de chão por menos de 20 euros. São quase todas lâmpadas unipolares com uma base redonda e plana e uma tonalidade de plástico.
  • Gama média: Estas lâmpadas de piso custam entre 20 e 100 eurose e incluem uma ampla gama de estilos e tipos.
  • Faixa alta: A faixa de preço alto é de 100 a 300 euros e mais. Aqui você encontrará lâmpadas únicas e artísticas decoradas com vidro, madeira e quase qualquer coisa que você possa pensar.

Dicas

As lâmpadas de piso funcionam bem em cantos onde não há muito espaço.
Conecte a lâmpada de chão em uma tomada de parede controlada por um interruptor de parede para facilitar o acesso.
Direcione a luz da lâmpada do chão para cima para criar um ambiente diferente na sala.

FAQ: Perguntas mais freqüentes

P. Posso colocar uma tonalidade diferente na minha lâmpada de chão?

A. Sim. Os projetistas profissionais freqüentemente fazem isso para mudar o clima e a sensação de uma sala.

P. Qual é a melhor maneira de usar uma lâmpada de chão?

A. Os projetistas recomendam o uso de um no final do sofá ou atrás de uma cadeira de sotaque.

P. Uma lâmpada de chão é uma boa escolha para uma lâmpada de leitura?

A. Sim. Uma lâmpada de mesa ilumina uma área muito limitada diretamente sob ela, forçando você a se dobrar para obter a melhor luz. Uma lâmpada de chão mais alta projeta um círculo maior de luz.